Sejam bem-vindos ao sítio eletrónico da Freguesia de Sobreira, Concelho de Paredes. Este é um dos nossos pontos privilegiados de contacto com os nossos fregueses, com os nossos consulentes e com os nossos visitantes.
SOBREIRA – VILA RESIDENCIAL

A Freguesia da Sobreira foi elevada à categoria de Vila em 1 de julho de 2003. Atualmente prossegue um projeto, de alta relevância comunitária, apresentado no mês de maio de 2014: dotar a Freguesia da marca Sobreira Vila Residencial, marca consubstanciada na implementação dos fatores indutores de qualidade de vida a proporcionar aos seus habitantes, nos domínios dos equipamentos, da mobilidade e do ambiente, meios que propiciam e estimulam a retenção e a captação de novos agregados familiares.
É atravessada por uma via estruturante, a EN 319 que liga Santo Tirso a Entre-os-Rios; pela Linha Ferroviária do Douro que tem na estação de Recarei-Sobreira um interface modal constituído, essencialmente, por uma plataforma de transferência de pessoas, provindas da comunidade e das comunidades circunvizinhas em autocarros e viaturas ligeiras, para o comboio que assegura o acesso a destinos singulares e a plataformas multimodais que tornam possíveis as deslocações diárias, em comboio, de largas centenas de pessoas para os locais de trabalho e para as instituições de saúde e de ensino. É ainda atravessada pelo rio sousa que nasce na Freguesia de Friande, concelho de Felgueiras e desagua no rio Douro, na freguesia da Foz do Sousa, concelho de Gondomar.
É uma comunidade dinâmica, com uma forte propensão à organização associativa e à promoção de eventos coletivos.
Dizem-nos os Censos de 2021 que à data do evento, habitavam na freguesia 4122 pessoas, o que para uma área total de 21,02 km2, equivale a 196,1 hab./km2. O relativamente baixo número de habitantes por quilómetro quadrado deve-se à dimensão territorial da Freguesia e não à aparente dispersão do povoado que visto em si mesmo elevaria de forma muito sensível o rácio habitante por quilómetro quadrado.

Segundo relatos de historiadores, a Freguesia da Sobreira é uma comunidade constituída muito antes da fundação de Portugal. A exploração mineira, exercida pelos romanos, nos lugares de Castromil, Quinta e Banjas, no lugar de Santa Comba, é um indicador plausível de que nesta região a atividade humana era intensa e a organização comunitária dos povos um facto.
Que esta plataforma de informação e consulta cumpra com os seus propósitos e objetivos é o que mais ambicionamos.

